O Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), localizado na rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe nesta sexta-feira, 14, às 18h30, mais uma edição do Cine Debate, com o tema '100 anos de Zora Hurston'. O evento celebrará o centenário da antropóloga e folclorista Zora Neale Hurston. A oportunidade contará com a exibição de filmes do acervo da Navisual, um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) que desenvolve estudos na área de Antropologia fazendo uso de recursos de Audiovisual, em parceria com a BPE.
Zora Neale Hurston se dedicou a registrar, em imagem e som, a cultura negra dos Estados Unidos, do Havaí à Flórida, revelando expressões, tradições e resistências de comunidades afro-americanas invisibilizadas por décadas. O olhar buscou abrir caminhos para a antropologia visual contemporânea e segue inspirando artistas, pesquisadores e cineastas ao redor do mundo.Com entrada gratuita, a programação do Cine Debate inclui sessão de filmes e um debate com café.
Nesta edição, Ana Moura, Aline Moura e Débora Wobeto conversam sobre o legado e a atualidade do trabalho de Hurston. Débora é pós-doutoranda em Antropologia Social e integra a Navisual. Ana é publicitária e produtora cultural de cinema e Aline é mestre em Antropologia Social e faz parte do Coletivo Atinukè - Pensamento de Mulheres Negras e do Instituto Letra Preta.