Cinco perguntas para Tiago Rigo

Profissional é professor de quatro disciplinas na Famecos

Tiago Rigo se considera apaixonado por duas coisas: sua família e a Comunicação - Crédito: Arquivo Pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Tiago Rigo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Pai da Alice, de quatro anos, marido da Andressa. Apaixonado pela minha família e pela Comunicação.

Atualmente, sou professor na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da PUCRS, nas disciplinas de Mídia e Distribuição de Conteúdo; Planejamento de Mídia; Mensuração de Resultados; e Gestão de Comunicação Orientada por Dados. Ainda coordeno as equipes de Marketing da Assessoria de Comunicação da Universidade. Atuo há 18 anos na área, atendendo diferentes segmentos e instituições, tanto como membro de equipe, gestor e consultor nas áreas de Marketing, liderança, Comunicação e relação das gerações com as tecnologias. 

2 - Por que optou pela Comunicação Social?

Sempre me identifiquei com a área, mas quando entrei na faculdade e comecei a estagiar com Assessoria de Imprensa e Marketing, um universo de possibilidades se abriu. Gosto de me definir como comunicador, tanto pelo lado técnico quanto comportamental. É algo que fui lapidando e sou muito realizado por conseguir conectar um propósito pessoal com o profissional. 

3 - Você foi contratado como professor da Famecos para o segundo semestre letivo de 2023. Após esse primeiro período, como você avalia esse início no novo cargo?

Já tinha experiência docente, mas pela primeira vez com uma carga horária mais robusta na universidade. Por isso, considero como um novo momento profissional e fui muito bem acolhido pelos estudantes, professores e técnicos administrativos da Famecos. Trabalhei com quatro disciplinas nos eixos de mídia, mensuração e gestão de dados, pude levar minha experiência profissional para dentro da sala de aula, incentivei debates, analisamos cases e refletimos criticamente sobre o que acontece no mercado. Foi desafiador conciliar com as demais funções que desempenho, mas deu tudo certo e tem sido gratificante. 

4 - O primeiro semestre letivo na PUCRS se inicia no final de fevereiro. O que você acredita que pode aperfeiçoar ou mudar visando a um melhor aprendizado dos estudantes?

Atuamos em uma área dinâmica, em constante transformação. As aulas do semestre passado foram adequadas para aquele momento, para aqueles estudantes. Gosto de dedicar tempo para preparar os encontros, não será diferente agora. Principalmente nas disciplinas de Mídia, levar para a sala de aula as oportunidades do momento é fundamental. Neste semestre, quero ampliar a presença do departamento comercial dos veículos nas aulas e incentivar mais projetos de planejamento com clientes reais. Afinal, aqui na Famecos se aprende criando!

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Nos últimos anos, me preparei e organizei minha carreira para chegar até aqui. Agora, meu foco é concluir o doutorado, em que estudo a relação dos jovens com as tecnologias, fechando esse ciclo no início de 2025. Além disso, me enxergo ampliando possibilidades profissionais dentro da PUCRS, com novas disciplinas, cursos e iniciativas na área. Sou inquieto, gosto de desafios e novidades. Vou em busca disso!

Comentários