Cinco perguntas para Carol Govari

Profissional é professora universitária, jornalista e pesquisadora de música

23/01/2024 11:00
Cinco perguntas para Carol Govari /Crédito: Arquivo Pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou a Carol Govari, nascida em Três Passos, criada em Campo Novo, professora universitária, jornalista e pesquisadora de música.

2 - Por que optou pela Comunicação Social?

Antes de cursar Jornalismo, acabei fazendo um semestre de Direito e um semestre de Publicidade e Propaganda, culpa dos testes vocacionais feitos no colégio. Como não me identifiquei com nenhum dos cursos, acabei optando por ser jornalista - no maior clichê "gosto de ler e escrever, vou fazer Jornalismo" - e fui muito feliz na minha escolha. De fato, amo ler e escrever. Todavia, nunca senti vocação para redações de jornais/revistas e muito menos rádio e TV, então a carreira acadêmica, com foco em pesquisa, foi o caminho mais atrativo.

3 - Em agosto do ano passado estreou a segunda fase do podcast 'Eu quero ser seu amigo de novo'. Como você avalia esse projeto

O 'Eu Quero Ser Seu Amigo de Novo' avançou muito da primeira para a segunda temporada: entrevistamos artistas de fora do Estado, ampliamos a discussão a respeito da cena local, e nosso público também aumentou consideravelmente. Tem sido um trabalho totalmente orgânico de contato com a audiência, feedback extremamente positivo, muita gente se identificando com as histórias contadas. O saldo é 100% positivo.

4 - Para você, quais são os principais desafios da profissão?

O principal desafio, na verdade, tem sido conciliar tudo o que eu faço. Minha principal função profissional é ser professora universitária; coordeno dois cursos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Graduação em Produção Fonográfica e Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia - e dou aula também no curso de Moda. Participo do Laboratório de Pesquisa Cultpop e atualente estou em três projetos de pesquisa, faço o 'Eu Quero Ser Seu Amigo de Novo' e escrevo sobre shows no The Backstage Blog. E sou mãe de um bebê de cinco meses, ou seja, eu nunca paro. Amo tudo o que faço, especialmente porque há uma intersecção de áreas que me são extremamente caras - Arte, Comunicação e Educação -, então é tudo muito corrido, mas também muito gratificante.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Estar viva? Hahaha. Depois que tive um filho vi que tudo pode mudar de uma hora para a outra, de um dia para o outro; então se eu estiver viva, com saúde, trabalhando com o que eu gosto e ao lado das pessoas que amo (e com um pós-doutorado no exterior, não vou negar), tá tudo certo.