O OpenAI - empresa e laboratório de pesquisa de Inteligência Artificial (IA) - liberou nesta semana uma nova funcionalidade para o ChatGPT. O 'Tarefas' permite ao usuário programar lembretes ou solicitações feitas com frequência. Atualmente, a novidade está disponível para assinantes Plus, Team ou Pro. O recurso ainda está em versão beta, ou seja, ele ficará um período em testes antes do lançamento definitivo.
Para usar o recurso, o assinante precisa selecionar '4º com tarefas agendadas' no seletor de modelos do ChatGPT. A partir daí, é só digitar o comando e quando ele precisa ser executado. É possível fazer 10 agendamentos simultâneos. O sistema também sugere tarefas com base em conversas anteriores, mas o usuário tem de autorizar que isso aconteça.
Todos os agendamentos podem ser gerenciados no chat ou em nova sessão de Tarefas, apenas on-line, no menu do perfil. Uma notificação é enviada para todas as plataformas conectadas após a conclusão das tarefas. Novas funções para o ChatGPT tendem a aumentar neste ano. O motivo não passa apenas por avanços tecnológicos, mas pela visibilidade econômica da empresa. Recursos como os de assistentes virtuais são maneiras viáveis de monetizar a infraestrutura que move a IA.