BuzzFeed encerra o 'BuzzFeed News' e demite 15% dos funcionários

Decisão de terminar o departamento parte de suposta incapacidade de torná-lo lucrativo

Alegando falta de recursos para tornar a operação lucrativa, o BuzzFeed anunciou o fechamento da sua divisão de notícias, o BuzzFeed News. No Brasil ele já havia sido encerrado em janeiro de 2020, devido a problemas financeiros relacionados à pandemia do coronavírus. De acordo com a apuração do New York Times, cerca de 60 trabalhadores foram afetados pela medida, que foi tomada junto a um corte de 15% no número total de funcionários da empresa. 

O setor foi ganhador, em 2021, de um prêmio Pulitzer, o mais importante do Jornalismo nos Estados Unidos, por reportagens sobre desrespeito aos direitos humanos na China. O BuzzFeed News, contudo, nunca foi rentável, o que exigia que os custos para sua operação fossem bancados por outras áreas da empresa.

As notícias sobre os cortes foram dadas à equipe em um memorando assinado pelo presidente-executivo Jonah Peretti. O New York Times também noticiou que parte dos jornalistas será realocada no HuffPost, portal que o BuzzFeed adquiriu em novembro de 2020.

Comentários