Brasileiros preferem receber publicidade em pontos de contato presenciais

Afirmação é feita por estudo da Kantar que ainda avaliou o crescimento da predileção por eventos patrocinados

Eventos patrocinados ficaram na liderança pelo segundo ano consecutivo - Crédito: Banco de imagens/Canva

A Kantar divulgou os resultados da quarta edição do estudo 'Media Reactions'. De acordo com a análise, os consumidores brasileiros preferem receber publicidade por meio de pontos de contato presenciais. Os eventos patrocinados ficaram na liderança pelo segundo ano consecutivo. A percepção vai de encontro com o pensamento dos profissionais de Marketing, já que os canais mais utilizados por eles para veiculação de propaganda continuam sendo os da mídia on-line. 

Entre eles, o que gera mais confiança para os propagandistas é o YouTube. Já para os usuários, quando se fala no mundo on-line, o destaque vai para a Amazon, que pela segunda vez em sequência é vista como a plataforma com os anúncios mais relevantes e úteis. A gigante do comércio eletrônico também lidera as paradas na Alemanha e no México - três dos 23 mercados incluídos no estudo.

Quanto às mídias off-line, os eventos patrocinados são os preferidos dos brasileiros e são tidos como os meios de contato que criam uma melhor experiência para receber publicidade. Já quando se fala no on-line, podcast, e-commerce e conteúdo de influenciadores são os que lideram a lista e apresentam crescimentos mais expressivos em relação a 2022.

As marcas de e-commerce, inclusive, encabeçam o ranking brasileiro e apontam para uma tendência de crescimento das mídias de varejo no País. "Quando as pessoas entram em plataformas de e-commerce, elas estão abertas a buscar e descobrir produtos e serviços para comprar. Com esse pensamento, os consumidores estão mais do que abertos para que as marcas facilitem e ajudem nessa busca até a compra", comenta Maura Coracini, diretora de Mídia e Digital da divisão Insights da Kantar.

'Media Reactions'

O 'Media Reactions' é um estudo anual que explora o cenário em evolução da mídia para ajudar anunciantes, agências de Publicidade e proprietários de mídias a tomar decisões. Proporciona uma perspectiva em longo prazo sobre o que as pessoas esperam de ambientes de publicidade, especialmente os focados em conteúdo e mídias sociais. Para chegar aos resultados de 2023, foram entrevistados mais de 16 mil consumidores e 900 profissionais de Marketing. A pesquisa foi realizada entre 24 de maio e 24 de julho em 23 mercados. Foram eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, Taiwan e Vietnã.

Comentários