Nesta semana, o programa 'Fala, Mercado', em Coletiva.tv, levou ao ar mais uma edição das batalhas. A pauta desta quinta-feira, 4, é a diferença entre o cinema e o streaming. Márcia Christofoli recebeu a head da Box Brazil Play, Deydrid Kaefer, e o diretor do GNC Cinemas, Ricardo Difini, para debater os desafios e oportunidades dos setores.
A batalha começou com Deydrid falando que o streaming deu muitas oportunidades para, principalmente, produtores pequenos, ou para produtores de artes com pouca visibilidade. ?Normalmente, é mais difícil ir para as grandes telas, então para as empresas menores, o streaming conseguiu abrir as portas para elas poderem exibir seus trabalhos sem tanta burocracia, verba ou divulgação?, disse.
De acordo com Ricardo, o cinema está restrito a 52 semanas no ano, quando ocorrem os lançamentos. ?É muito difícil, e também existem as limitações de salas, o que dificulta ter grande variedade de produtos e ter muitas ofertas de filmes nesses ambientes, como se pode ter no streaming ou outra plataforma. Essa é uma das grandes diferenças dos serviços?, explicou.
Ricardo afirma que a principal diferenciação entre o cinema e o streaming é a experiência, pois as pessoas não vão ao cinema só para assistir a um filme, elas vão para se divertir, e ir até o local é um programa. ?A gente compara muito com restaurante, você pode pedir um delivery e comer a mesma comida servida em um restaurante, só que não é o mesmo, nem o prato é igual ao servido no estabelecimento?, comparou.
Para Deydrid, o principal desafio do streaming é a questão da pirataria, pois o fácil acesso às mais diversas plataformas facilita o crime. ?A gente sabe que existem incontáveis sites em que se pode fazer download de filmes de graça, mesmo sem o advertising, porque alguém o colocou lá. Este seria o nosso maior 'inimigo'?, avaliou.
Confira o episódio:
Ricardo Difini
Graduado em Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pós-graduado em nível de especialização ? ?Lato Sensu? em Comunicação e Propaganda pela Universidade da Região de Joinville (FURJ). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Sócio e diretor de Operações do grupo GNC Cinemas, empresa do setor de exibição cinematográfica, com 50 salas de cinema na região Sul do país. Profissional é vice-presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC), entidade sindical representativa da classe patronal de todo Brasil.
Deydrid Kaefer
Coordenadora da Box Brazil, a programadora é responsável pelos canais Prime Box Brazil, Music Box Brazil, FashionTV, Travel Box Brazil, Markket e Box Kids. Nos últimos quatros anos atua como head da Box Brazil Play. Também é head da Media Mundus, braço do Grupo responsável por agregar e distribuir conteúdos e ativos digitais para as plataformas Container.
Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo) e pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital).