Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede explicações sobre novas normas do X
Medida da rede social usará as publicações dos usuários para treinamento de Inteligência Artificial

Uma nova medida da rede social X - antigo Twitter - usará as publicações de usuários para treinamento de modelos de Inteligência Artificial (IA), como o Grok - um chatbot conversacional de IA generativa -, desenvolvido pela organização de Elon Musk. Por conta desse recurso, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pede esclarecimento sobre as mudanças nos termos de uso da plataforma.
Estas alterações permitem que os dados dos internautas sejam utilizados em mídias de IA. As novas normas passam a valer a partir de 15 de novembro. "Caso seja percebido risco de grave dano à proteção de dados ou à privacidade dos titulares, outras medidas poderão ser tomadas", informa a ANPD, em nota divulgada.
A autarquia ainda não divulgou o prazo final para que a rede social responda o chamado. Porém, a ausência de uma posição pode se caracterizar como obstrução à fiscalização, o que é definido como infração grave. Em julho, a Meta - dona do Facebook, Instagram e WhatsApp - também foi advertida devido ao uso de dados para treinamento de IA. A plataforma teve a suspensão temporária dessa utilização até novas opções de consentimento.