ARI publica manifesto por respeito ao Meio Ambiente e Ciência

Associação Riograndense de Imprensa reforça a importância para que administradores públicos façam escolhas necessárias para futuro das comunidades

06/06/2024 17:00
ARI publica manifesto por respeito ao Meio Ambiente e Ciência /Crédito: Reprodução

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) publicou, em seu perfil nas redes sociais, na última quarta-feira, 5, um manifesto por respeito ao Meio Ambiente e à Ciência. Diante dos acontecimentos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, a entidade  reforçou, por meio de seu discurso, a importância de os administradores públicos fazerem escolhas transparentes e necessárias para o futuro de todas as comunidades afetadas diretamente pelas águas.

Além disso, a ARI promoveu, há 20 anos, o primeiro 'Fórum Internacional das Águas', portanto, temas voltados ao meio ambiente são amplamente conhecidos e defendidos pela entidade. Para a ARI, este é o momento de reafirmar o entendimento de que o diálogo com todos os atores sociais é o caminho para o reerguimento do Estado. Além disso, a entidade defende que se faça necessário transparência de motivos, das receitas, das despesas, dos argumentos para as decisões, nos contratos com a Academia, com a sociedade, com federações e entidades empresariais.

Ainda conforme o manifesto, também é momento de valorizar as atividades da Defesa Civil, inserindo conteúdos no currículo escolar, formando Bombeiros Voluntários nos municípios, e contando com a participação de todos no planejamento e execução dos necessários planos para os momentos de crise. Consciente de que há grande responsabilidade de ações humanas nas tragédias ambientais, a ARI defende que esses atos permitam a reconstrução das cidades e comunidades rurais, e o fortalecimento de uma sociedade digna e saudável para todos.