Anelise Zanoni é escolhida para desenvolver guias do Ministério do Turismo voltados a mulheres viajantes
Após avaliação técnica de 49 candidaturas, comunicadora gaúcha foi selecionada com base em sua formação acadêmica, experiência profissional voltada à inclusão e diversidade

A jornalista e consultora Anelise Zanoni foi a profissional selecionada pelo Ministério do Turismo (MTur) para desenvolver dois guias informativos inéditos com foco em mulheres viajantes. A iniciativa faz parte de um projeto de cooperação técnica com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e integra a agenda do MTur para promoção do turismo responsável, seguro e com perspectiva de gênero.
Após avaliação técnica de 49 candidaturas, Anelise foi escolhida com base em sua formação acadêmica, experiência profissional voltada à inclusão e diversidade, além de seu desempenho na etapa de entrevistas. Ela será responsável pela elaboração dos materiais 'Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas' e 'Dicas para Bem Atender a Turista Mulher'.
Ao Coletiva.net a profissional disse:"Participar da concepção desses guias é um presente para minha trajetória profissional e pessoal, além de ser um reconhecimento de tudo que construí até hoje", afirmou Anelise, que viaja sozinha desde os 20 anos e há décadas atua na área de turismo. Segundo ela, a responsabilidade de produzir conteúdos tão necessários para o público feminino é grande. "Pretendo fazer uma imersão profunda no tema, para passar informações valiosas tanto para as mulheres quanto para os profissionais do setor que as recebem."
Mulheres que viajam sozinhas
O primeiro guia será voltado diretamente às mulheres que viajam sozinhas, oferecendo orientações práticas sobre planejamento, segurança, saúde, direitos e empoderamento durante viagens. Já o segundo, terá como público-alvo os prestadores de serviços turísticos, trazendo recomendações sobre acolhimento e atendimento qualificado, com base nas diretrizes do Turismo Responsável e dos Direitos Humanos.
A escolha de Anelise também levou em conta sua expressiva trajetória. Jornalista com 25 anos de experiência, ela já produziu mais de 40 guias editoriais, especialmente nas áreas de turismo e gastronomia. É mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com passagens por universidades dos Estados Unidos, Irlanda e Espanha. Também foi professora universitária por 10 anos, atuando em temas como direitos humanos, imigração, liberdade de imprensa e universo feminino.
Especialidades
"Foi uma seleção bastante criteriosa, com prazo curto e exigência alta de comprovações técnicas e acadêmicas. Mas me dediquei à vaga porque tinha certeza de que era um desafio alinhado com tudo o que acredito e construí até aqui", relatou. Atualmente, Anelise dirige a agência Way Content, especializada em turismo e gastronomia, e é consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
Os guias estão em fase inicial de desenvolvimento, com previsão de lançamento ainda este ano. A expectativa é que os materiais se tornem referência para mulheres que desejam viajar com mais autonomia e segurança, além de orientar o mercado turístico sobre como receber bem esse público. "É preciso um ecossistema preparado para nos acolher com respeito e qualidade", finalizou a consultora.