Alright Summit: terceiro painel aborda 'A Colaboração no Jornalismo Hiperlocal'

Encontro digital explorou como parcerias locais podem fortalecer a Comunicação e impactar as comunidades de maneira significativa

O evento foi ministrado por Natália Pandolfo, Líder Comercial da Alright - Crédito: Reprodução

O terceiro painel do 'Alright Summit' tratou sobre o tema 'A Colaboração no Jornalismo Hiperlocal'. O evento foi ministrado por Natália Pandolfo, líder Comercial da Alright. O encontro digital explorou a colaboração no Jornalismo Hiperlocal e como parcerias locais podem fortalecer a Comunicação e impactar as comunidades de maneira significativa.

Ricardo Silberschlag, diretor administrativo da Folha do Mate e presidente da Associação dos Diários do Interior (ADI-RS), contou sobre a mudança de posicionamento da entidade, que se transformou em multimídia, não apenas impressa. Além disso, o profissional contou sobre a evolução do Folha do Mate, por meio de parcerias, que conseguiu ter melhores equipamentos, evolução da equipe e atingir novos públicos. "Como um veículo do interior, quando temos uma notícia que impacta o Brasil, mesmo sendo os primeiros a notícias, logo somos 'engolidos' no Google, quando os grandes veículos fazem a matéria, mesmo quando noticiamos primeiro", explicou.

Renato Zaiden, presidente da Associação Paulista de Jornais, vê a iniciativa da Alright como pólo de convergência para o trabalho. Segundo ele, a APJ trabalha com os trabalhos regionais e com pequenos grupos de comunicação, que conseguiram se tornar portais de relevância. "Entendemos que hoje, temos uma comoditização de público. Lutamos pela valorização do Jornalismo. Agregamos valor às notícias e informações. O Jornalismo é extremamente importante para a sociedade", afirmou.

Para Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa, recordou a história da entidade e como era feito o Jornalismo no Estado. Conforme ele, reconhecer o jornalismo fora dos grandes mercados é o trabalho da associação, que compreende a necessidade da representatividade dos profissionais e empreendedores da comunidade hiperlocal. "Precisamos lutar contra essa chaga, chamada desinformação, que prejudica a todos. Uma capital é muito grande, cabem 'cidades' dentro dela, que geram pautas e notícias, que não chegam aos grandes jornais", disse.

No debate, também teve a presença de Rodrigo Fernandes, presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais (Sindijori) Minas Gerais, presidente da Câmara da Indústria da Comunicação de Minas Gerais. Ele contou que o Sindijori fortalece o trabalho digital dos veículos, valorizando o trabalho em rede dos associados, que resulta no Jornalismo e produção dos conteúdos de qualidade. "Conseguimos o desdobramento comercial, mesmo com tiragens pequenas de alguns veículos, mas somando com as visualizações no digital, transforma em um cenário mais interessante e competitivo", colocou. A entidade trabalha na capacitação de empresas de comunicação, ajudando na migração do impresso para o digital.


Coletiva.net está em Brasília para cobrir o Alright Summit, promovido pela Alright. O evento, realizado em 21 de agosto de 2024, conta com oito painéis sobre os desafios enfrentados por veículos jornalísticos locais e estratégias para o fortalecimento deles frente a regiões consideradas "desertos de notícias". O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários