A Agência Quater lançou, nesta segunda-feira, 20, a iniciativa produtosdors.com.br, um site com uma planilha colaborativa para indicar produtos de diversos segmentos do Rio Grande do Sul para serem consumidos por todo o Brasil. O objetivo do projeto é transformar os negócios gaúchos em fornecedores para os outros estados.
Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Juliano Schüler, sócio da Quater, explicou que a iniciativa surgiu pois não conseguia ficar ?parado sem fazer nada?, diante de tudo o que acontece no Estado. Segundo o gestor, havia dias que pensava em agir ou organizar algum movimento voltado para que a roda da economia não ficasse na inércia. ?No início desse caos que estamos vivendo, sensibilizei-me com as pessoas, envolvi-me em doações de alimentos para abrigos e depois cobertores para os atingidos pela enchente com a chegada do frio?, disse.
Segundo Juliano, o Produtosdors.com.br é uma maneira de ?colocar um tijolo? na reconstrução da roda da economia gaúcha, pois tem empresas do Rio Grande do Sul que estão sem compradores e outras sem fornecedores locais. ?Então, por que não agrupar todos os segmentos que podem mandar produtos para fora do Estado? Quero ver um pacote de Pastelina na prateleira de uma unidade do supermercado Pão de Açúcar, por exemplo?, explicou. Para o gestor, essa é uma maneira de poder contribuir para dar visibilidade às marcas e empresas gaúchas para que possam fazer negócios e serem contratadas ou consumidas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e outros estados.
O site funciona como uma plataforma colaborativa e é abastecido pela audiência. São planilhas abertas e editáveis para que qualquer pessoa indique o nome da marca, o que ela faz e o contato. ?Nessa fase queremos o maior número de indicações de produtos ou prestadores de serviço que podem atender fora do Rio Grande do Sul?, contou. Juliano destacou que um dos objetivos do site é listar empresas que possam ter sua mercadoria ou serviço consumido ?acima do município de Mampituba? - divisa do Estado com Santa Catarina. ?A seguir, vamos sensibilizar os compradores que têm muitas marcas e produtos legais produzidos aqui para o Brasil conhecer.?