Abraji e Instituto Talanoa disponibilizam bolsas de reportagem para coberturas durante a COP30

Primeira fase do projeto 'Um hoje e um amanhã com adaptação climática' está com inscrições abertas até 1º de novembro

23/10/2025 17:00 / Atualizado em 23/10/2025 14:07
Abraji e Instituto Talanoa disponibilizam bolsas de reportagem para coberturas durante a COP30 /Crédito: Reprodução

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Instituto Talanoa lançaram o projeto 'Um hoje e um amanhã com adaptação climática', que oferece bolsas de reportagem para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro deste ano. Jornalistas do Brasil, da Europa ou da Ásia que estarão no evento podem concorrer a uma bolsa para produzir matérias originais sobre adaptação climática. A primeira fase da oportunidade está com inscrições abertas até 1º de novembro e é voltada para veículos de abrangência nacional ou freelancers que atuem neles.

Cada bolsa inclui apoio financeiro e mentoria editorial especializada para transformar a pauta em uma cobertura sólida e de impacto. Serão nove bolsas de reportagem, sendo três para o Brasil, três para países da Ásia e três para a Europa, que podem contemplar tanto brasileiros quanto estrangeiros que vivem nas três regiões. Além disso, os temas das reportagens podem refletir as realidades do país onde cada selecionado vive.

Para o primeiro momento, os temas prioritários serão: 'Negociações internacionais e COP30'; 'Financiamento para adaptação'; 'Políticas públicas nacionais e locais'; e 'Soluções territoriais de adaptação climática'. Jornalistas freelancers ou de veículos de imprensa podem se inscrever com uma proposta de pauta e uma carta de compromisso de publicação. O foco da ação é difundir os conceitos de adaptação com exemplos práticos para o grande público, por isso será dada a preferência a jornais, sites, TVs e afins de abrangência nacional e internacional.