Abraji e Atricon lançam curso on-line 'Repota+ - mecanismos de controle, transparência e Jornalismo investigativo'

Iniciativa é totalmente gratuita e voltada a Jornalistas, estudantes de Comunicação e servidores da área de Comunicação Pública

18/07/2025 13:00
Abraji e Atricon lançam curso on-line 'Repota+ - mecanismos de controle, transparência e Jornalismo investigativo' /Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançam o curso on-line 'Repota+ - mecanismos de controle, transparência e Jornalismo investigativo'. A iniciativa é totalmente gratuita e voltada a Jornalistas, estudantes de Comunicação e servidores da área de Comunicação Pública.

O período de inscrições se iniciou em 15 de julho e se estende até 10 de agosto e podem ser feitas por meio do link. As aulas ao vivo ocorrerão sempre das 9h às 11h e ficarão gravadas até 31 de dezembro de 2025. Quem acompanhar pelo menos 70% das sessões ao vivo receberá certificado digital assinado pelas duas entidades. 

A formação ocorrerá de 18 de agosto a 22 de outubro de 2025, combinando transmissões ao vivo, estudos dirigidos e acesso a gravações em uma plataforma virtual hospedada pela Abraji. No total, serão 50 horas de conteúdo distribuídas em seis módulos temáticos que percorrem o funcionamento do estado brasileiro, a estrutura dos órgãos de controle, fundamentos de direito administrativo e financeiro, uso de Inteligência Artificial em investigações e boas práticas de transparência e Comunicação Pública.

A primeira aula abordará a organização do Estado, na separação de poderes e nos efeitos do pacto federativo na rotina da reportagem. Cada tema contará com um ou dois especialistas - um técnico indicado pelos Tribunais de Contas e/ou um jornalista experiente na pauta, garantindo equilíbrio entre teoria institucional e aplicação em redação.