A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) divulgou a pesquisa 'Conhecer e agir - um panorama sobre Diversidade, Inclusão e Equidade nas agências de Comunicação corporativas da Abracom'. O objetivo da iniciativa é de reconhecer e compreender a realidade do setor sobre o tema. Os dados apresentados abrangem 36 empresas, o que corresponde a 20,9% das afiliadas à entidade. O estudo inclui 15 questionamentos sobre o porte da marca, ocupação de funcionários nos eixos de gênero, raça, etnia, pessoa com deficiência, LGBTQIAP+ e etarismo.
Conforme Tacyana Viard, coordenadora do Grupo de Trabalho de Diversidade, Equidade e Inclusão da Abracom, a pesquisa é baseada nos entendimentos da associação: conhecer suas potencialidades e fragilidades, e pertencer. Além disso, usar dados e métricas para instrumentalizar a atuação. ?Assim, podemos mensurar nosso trabalho e apresentá-lo à sociedade, clientes, funcionários e parceiros?, comenta.
O levantamento, conduzido pela consultoria de Mayara Teodoro, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da FSB Holding, mostra como o assunto é abordado em agências de Comunicação. Para a profissional, o tema é de extrema importância em todos os setores, mas na Comunicação, é ainda mais essencial. ?Nosso comunicação é sobre pessoas e para pessoas e , por isso, precisa abranger e representar toda a riqueza e diversidade da nossa sociedade?, aponta.
Segundo Michele Cruz, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Abracom, a partir do conhecimento que o levantamento traz, a associação agirá para alertar, letrar e assistir as agências nas suas necessidades. ?Estamos muito felizes em já contar com esse material na implementação da diretoria?, conclui. A pesquisa completa pode ser acessada por meio deste link.