O 'Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo 2024' está com inscrições abertas em diferentes categorias, incluindo a 'Nacional', novidade deste ano. A modalidade premiará o melhor conteúdo relacionado à emergência climática. Para isso, a reportagem deve ser veiculada nacionalmente em qualquer formato e produzida por profissionais que atuam fora do Rio Grande do Sul. É possível se inscrever de modo individual ou como associado da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Para José Nunes, presidente da ARI, um dos destaques desta edição é que a categoria 'Nacional' contemplará reportagens que abordem as consequências e desafios da emergência climática. ?Trata-se de um incentivo à produção de conteúdos que ajudem a conscientizar a sociedade sobre essa questão urgente?, sinaliza.
O coordenador do prêmio e segundo vice-presidente da ARI, Leandro Olegário, ressalta a importância da iniciativa, pois, conforme o dirigente, a emergência climática é uma questão que afeta a todos, e o Jornalismo tem um papel fundamental em informar e sensibilizar a sociedade. ?Estamos animados com a possibilidade de ver o trabalho dos colegas que trabalham em outros estados?, afirma.
Prêmio Especial
Outra novidade nesta edição é o 'Prêmio Especial', que será concedido à melhor reportagem sobre as enchentes que afetaram diversas regiões em maio. Essa categoria visa reconhecer o trabalho jornalístico que retrata a realidade dos desastres naturais e suas consequências para a população. Além disso, a honraria também abre espaço para documentários em vídeo e em áudio, permitindo que jornalistas explorem a narrativa audiovisual em diferentes temáticas.
Na modalidade 'Universitária' os estudantes podem concorrer em 'Fotojornalismo', 'Reportagem em Áudio', 'Reportagem em Texto', 'Reportagem em Vídeo' e 'Projeto Especial', que compreende a produção jornalística de pesquisa e/ou produto que se utilizem de métodos e técnicas qualitativas e/ou quantitativas, com resultado para a inovação, tendências, empreendedorismo ou tecnologia aplicadas ao Jornalismo. O regulamento e inscrições estão disponíveis no site.