"Foi o encerramento de um ciclo extremamente positivo de aprendizados", afirma Antônio Costaguta sobre sua saída do SBT-RS

Programa 'Na Beira do Fogo com El Topador', apresentado pelo mestre Parrillero Antônio Costaguta, despediu-se da emissora após quatro anos

08/08/2025 10:00 / Atualizado em 07/08/2025 18:19
"Foi o encerramento de um ciclo extremamente positivo de aprendizados", afirma Antônio Costaguta sobre sua saída do SBT-RS /Crédito: Arquivo Pessoal

O programa 'Na Beira do Fogo com El Topador', apresentado pelo comunicador e mestre Parrillero Antônio Costaguta, despediu-se do SBT-RS, recentemente, após quatro anos de exibição. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, o comunicador afirmou que enxerga a saída da emissora como ?o encerramento de um ciclo extremamente positivo de aprendizados, de revelações e de construção?.

Conforme Antônio, a plataforma e a empresa 'El Topador' vivem de diversas ramificações de negócios. ?Uma delas é a televisão, que segue sendo estrategicamente muito importante para a marca e seguimos sonhando em estarmos dentro desse veículo em algum momento.?

De acordo com o apresentador, ele seguirá trabalhando em prol da cultura e das cadeias produtivas da carne e da arte. ?Tocarei o Rancho Tabacaray como um reduto cultural de eventos e experiências e memórias ao redor do fogo e tocando a empresa El Topador com seus festivais, webséries, cursos, jantares, almoços e todas as iniciativas que o grupo tem atualmente?, frisou. 

?Confiança e parceria do SBT?

Para Antônio, o sentimento de sair do SBT após quatro anos é de reconhecimento. ?Sou feliz e grato pela emissora ter me recebido de portas abertas e ter aceitado um projeto 100% novo, autêntico e com identidade. O primeiro programa de churrasco?, celebrou.

Sobre os bastidores, o comunicador revelou que foi um desafio grande conduzir um programa de televisão que falava de churrasco, em um estado onde todos conhecem o tema. ?Então a confiança e parceria que o SBT deu para o grupo 'El Topador' será sempre lembrada com um sentimento de muita gratidão. Ao Clayton Yukio, produtor-executivo do veículo de Comunicação, que nos enxergou no YouTube como potencial apresentador de programa de televisão, a todos da família Abravanel que abriram as portas desse canal familiar para o Topador entrar?, agradeceu. 

Expectativa do público

Conforme o apresentador, o público pode esperar do Antônio o que ele sempre se propôs a fazer, que é entregar conteúdo de qualidade, com conhecimento, com técnica, com cultura e com a sua visão de mundo. ?O Antônio é um sonhador, alguém que acredita na cultura como pilar de transformação, no poder da gastronomia como aproximação entre as pessoas e é isso que a gente vai seguir fazendo em todas as plataformas e lugares que o Antônio passar.?

Segundo Antônio, o melhor episódio gravado foi em Santana do Livramento, na casa do seu avô Heitor, no qual pôde rememorar os almoços de domingo, os churrascos, os cascos de tatu e a parrilla do avô. ?Lembrar da frase que passou 17 anos aparecendo para mim nos domingos - 'Carne gorda de verdade, com brasa feita de amor, o tempero é a hospitalidade do tio Heitor'?, recordou.

De acordo com ele, o episódio também permitiu recordar dos almoços em família, da mesa grande, da piscina, do poder que o churrasco tem de marcar memórias, e do avô Heitor. ?Com certeza foi uma volta ao tempo e mostrar para as pessoas que o 'El Topador' nasceu dali, dessa essência, na frente de uma parrilla, em meio a uma mesa grande, a um galpão de pedra, com muita história, cultura e amigos?, finalizou.

Leia também: Brunna Colossi se despede do SBT e emissora apresenta novidades