A tarde de painéis desta quarta-feira, 9, no South Summit segue movimentada. O palco 'The Next Big Thing' recebeu o painel 'Beyond Messaging: How Communication is Redefinig Business and Enabling Global Connections', que foi ministrado por Verônica Serra, sócia-fundadora na Innova Capital, que conversou com Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para Mercados Estratégicos.
No painel, o profissional compartilhou insights sobre a estratégia do WhatsApp, os impactos da adoção da IA e as transformações culturais que fizeram o aplicativo ir além das mensagens. Guilherme também colocou o aplicativo como uma ferramenta essencial para negócios, educação e inovação.
Guilherme recordou que o lado empreendedor veio de família, quando o avô veio para o Brasil fugindo da guerra e nazismo. No início dos anos 1930, o patriarca começou vendendo guarda-chuva, mais tarde, abriu uma loja. Mesmo não falando português, fez com que o negócio desse certo. ?Cresci ouvindo essa história, então foi uma sementinha plantada em mim. Sempre tive vontade de abrir meu próprio negócio, quando consegui, não parei mais?, contou.
Para o empreendedor, falar sobre os fracassos é algo divertido, atualmente, mas quando aconteceram foi doloroso, mas foi possível tirar muitos aprendizados. ?Tive seis empresas que não deram certo, mas aprendi muito com elas. Nos anos 1990 tive uma empresa de drivers para CD-rom, e errei no time, pois as concorrentes que vieram depois prosperaram muito?, recordou.
Guilherme recordou que, quando recebeu o convite para trabalhar no WhatsApp, não entendeu de imediato qual era a proposta inicial, pois, segundo ele, não sabia o que mais a empresa podia esperar do Brasil. ?Depois que entendi as estratégias e as expectativas para o mercado inicial, aceitei na hora. Depois de três anos, expandi minha atuação para mais dois países, além do Brasil, atendo índia e Indonésia.?
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.