Talvez eu não seja tão inteligente para o roteiro de três horas do Nolan

Por Marina Mentz

Biográfico e com direção de Christopher Nolan, "Oppenheimer" deve ser visto pelos dois motivos. O filme apresenta parte da vida de J. Robert Oppenheimer, físico teórico que liderou o Projeto Manhattan, que desenvolveu a primeira bomba atômica. O papel principal é interpretado por Cillian Murphy, conhecido por "Peaky Blinders".

O elenco conta ainda com nomes de peso como Emily Blunt, que interpreta Katherine Oppenheimer, a esposa do cientista. Robert Downey Jr. assume o papel de Lewis Strauss, um dos principais críticos de Oppenheimer. Dá pra resumir, em meu gosto pessoal, que talvez eu não seja tão inteligente para me sentir presa ao roteiro durante as três horas propostas por Nolan. Então achei cansativo, e mesmo assim perseverei. Mas, segue o jogo!

As filmagens ocorreram em diversas locações nos Estados Unidos, incluindo Los Alamos, onde o Projeto Manhattan foi desenvolvido. Mas onde "Oppenheimer" se destaca é na precisão histórica, resultado de pesquisa sobre a vida do cientista e os eventos da Segunda Guerra Mundial. Isso faz do filme uma indicação para aqueles que gostam de cinebiografias detalhadas e histórias baseadas em eventos reais, dando uma visão complexa de um dos momentos mais críticos da história moderna.

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários