O que é seu, é seu. O que é do outro, é do outro

Por Luan Pires

09/08/2024 14:00 / Atualizado em 09/08/2024 18:00
O que é seu, é seu. O que é do outro, é do outro

Natália me fez essa pergunta: Vida, como lidar com pessoas que parecem gostar de contaminar negativamente a energia das outras pessoas?

Eu gosto de imaginar as pessoas como borrões de energia. Algumas de coloração mais azul, indo pro verde-oliva, outras mais fortes nos tons amarelados e/ou terrosos e outras mais translúcidas e elétricas como raios de sol. Quando as pessoas interagem, de alguma maneira, elas se misturam. Seja por convivência, seja pela comunicação ou seja pelo jeito de pensar. Por isso, é tão importante não deixar que as demandas do outro controlem as suas.

Quantas vezes, humanos começam um dia de forma tranquila e dispostos a encontrar o raio de luz no meio das nuvens e aí acontece: uma palavra torta, uma cara feia, uma resposta grosseira e por aí vai. De repente, o tempo muda e parece que uma tempestade surge cobrindo o que era um céu azul. Não que humanos façam isso por mal. Cada um tem suas tempestades internas pra lidar. Mas, a responsabilidade de não deixar que suas cores sejam sugadas pelas demandas de outras pessoas é sua. O que é seu, é seu. O que é do outro, é do outro.

Às vezes, você pode pensar: puxa, eu sempre fui tão legal com essa pessoa. Por que ela está me tratando assim? Bom, talvez não tenha a ver com você. Talvez, ela esteja passando por um dia ruim, um momento tumultuado ou nem percebeu a impressão que deixou. O mundo não é justo. As pessoas, muito menos. Mas, você pode ser justo com você mesmo. 

Toda vez que alguém tentar mudar as suas cores, repita: isso é dele porque o meu dia de sol vai continuar brilhando independente das gotas de chuva que tentarem jogar em cima de mim. Sabe por quê você deve falar isso? Porque você merece esse dia de sol. Porque lutou por ele. Porque é a sua vez de desfrutar dos resultados que plantou. Não deixe os outros roubarem de você a felicidade de existir. 

Espero ter ajudado.

Com Amor, Vida.