Motivos para rever "A Casa das Sete Mulheres"

Por Marina Mentz

09/08/2024 14:30 / Atualizado em 09/08/2024 18:03
Motivos para rever "A Casa das Sete Mulheres"

"A Casa das Sete Mulheres", exibida originalmente em 2003 pela TV Globo, é uma minissérie, apesar de bem extensa para este nome, que é um dos marcos na teledramaturgia brasileira. Ela foi baseada no romance de mesmo nome de Letícia Wierzchowski. É sobre a Revolução Farroupilha, um dos períodos mais turbulentos e controversos da história do Brasil. Mas ali, vemos esse recorte da história pelos olhos das mulheres que ficaram nos bastidores da guerra. Grandes atrizes daquela geração fazem parte do elenco, e isso inclui Giovanna Antonelli, Eliane Giardini, Camila Morgado e Mariana Ximenes.

Rever "A Casa das Sete Mulheres" no Globoplay é uma oportunidade de se reconectar com uma produção que equilibra drama, romance e fatos históricos. A série mostra as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que, apesar de estarem distantes do campo de batalha, viviam intensamente as consequências da guerra. A interpretação de Camila Morgado como Manuela, uma jovem dividida entre o amor e o dever, é um dos pontos altos da série e foi ali que a atriz cravou seu reconhecimento nacional.

A minissérie também é lembrada pela sua produção de alto nível para os anos 2000. Muitas das filmagens aconteceram em locações históricas no Rio Grande do Sul, e depois recriadas dentro de estúdios, com cenários fiéis aos ambientes do século XIX. O grande Zé Victor Castiel, que interpretou Chico Mascate, disse em entrevista recente que, ao ver algumas cenas hoje, por vezes não reconhece se eram em locações reais ou cenários de estúdio, dado o empenho dessa produção.

Além da qualidade técnica, "A Casa das Sete Mulheres" merece ser revisitada por sua trilha sonora, que combina músicas instrumentais e canções folclóricas, enriquecendo a ambientação da série. A trilha sonora de Marcus Viana, em particular, ganhou notoriedade e se tornou um sucesso por si só, complementando a emoção das cenas e imortalizando momentos-chave dessa produção.