A gangorra em momento de incertezas

Por Rafael Cechin

30/07/2024 18:26
A gangorra em momento de incertezas

O 2024 do futebol gaúcho foi, como tudo e todos em nosso Estado, surpreendido pelas enchentes de maio. Os clubes tiveram prejuízos, talvez o principal deles sendo no calendário das competições. Jogos atrasados tornaram-se rotina. A defasagem no número de partidas disputadas deixa uma esperança de que só venham vitórias quando elas forem recuperadas. O problema é que os times não embalam. O que afeta, como quase tudo, na velha e consagrada gangorra Gre-Nal.

O termo criado por Lauro Quadros vale para todas as épocas das duas principais instituições do futebol do Rio Grande do Sul. Um está bem, o outro está mal. Com raras exceções na história. No atual momento os colorados vibram com o Grêmio na parte de baixo na tabela, os gremistas celebram as eliminações do Inter nas copas. E é só. Torcedores têm poucos méritos a comemorar.

Essa semana a realidade dificilmente mudará. O Tricolor saiu do Z-4 no Brasileirão depois de vencer o Vasco e está embalado. Tem o Corinthians sob pressão fora de casa pela Copa do Brasil no meio de semana e depois enfrenta o Athletico-PR, também como visitante, no Brasileirão. O Inter tenta arrumar a bagunça sem jogos antes de domingo, quando pega o temido Palmeiras no Beira-Rio.

Quem vai terminar a semana acima na gangorra? É o que a gente começa a tentar entender a partir de agora aqui em Coletiva.net, na Coletiva.radio e em nossas redes sociais. A coluna traz tendências, informações e palpites sobre a dupla Gre-Nal.

Em rodadas anteriores, Renato Portaluppi poucas vezes esteve em tamanha rota de colisão com imprensa e torcida gremista em sua longa trajetória como técnico do Grêmio. E está conseguindo reagir. Ainda sem a Arena para mandar seus jogos, respira no Brasileirão e se mantém vivo na Libertadores e na Copa do Brasil. Diante do Corinthians, viverá novas incertezas.

Não dá sequer para afirmar que o encontro da última semana entre os mesmos times e no mesmo local, que terminou empatado em 2 a 2, significa uma esperança para a torcida tricolor. Mas o retorno bem sucedido de Soteldo e a maior segurança defensiva dos últimos jogos dão ao time uma boa perspectiva. Meu palpite? O Grêmio volta com empate de SP e encerra a semana em cima na gangorra com bom resultado contra o Athletico em Curitiba.

Não apenas a melhora gremista me leva a essa aposta. O atrapalhado Inter ajuda demais na minha conclusão. As dificuldades de gestão fora e dentro do campo são traduzidas numa equipe que está perdida. Roger tem um trabalho recém iniciado com altíssimos riscos. Quem pode dizer que vai ganhar do Palmeiras? Poucos. Com certeza, muito poucos. O que dá fortes indícios de gangorra em alta no azul essa semana. Aguardemos.