A Felicidade Nossa de Cada Dia

Por Fernando Puhlmann

"Eu coloquei toda minha alma neste trabalho...Você não pode imaginar que alegria que eu sinto com o pensamento que os meus dias ainda não acabaram e que eu ainda posso realizar muito."

Pyotr Tchaikovsky.

A vida é feita de escolhas. Muitas vezes, optamos pelas mais fáceis; outras, pelas mais doloridas; e ainda, outras vezes, pelas que nos fazem mais felizes. Tchaikovsky poderia ter seguido a carreira de funcionário público e composto para os amigos e a família, mas isso não seria suficiente para o tamanho do desejo dele.

Quantas vezes diminuímos nossos sonhos, apenas para nos acomodarmos à zona de conforto da vida? 

O Lago do Cisne, obra mais famosa de sua carreira, fala sobre isso. O Príncipe poderia casar com qualquer uma das seis pretendentes, tornar-se Rei e viver uma vida enfadonha ao lado de uma companheira qualquer. Ele optou por colocar a vida em risco, mas viver o grande amor que a vida lhe apresentava.

É necessário coragem para ser feliz. É necessário quebrar amarras, romper laços, comprar guerras. Ser feliz é um exercício de vida que envolve, muitas vezes, outros sentimentos tão fortes como a felicidade. E é difícil, porque a felicidade não é um lugar onde chegamos depois de uma longa caminhada, são momentos dessa estrada e que muitas vezes são "ladeados" por eventos tensos e tristes.

O Lago dos Cisnes me parece uma metáfora muito boa sobre isso: abra mão do conformismo e, mesmo que pareça suicídio, lute pelo final feliz.

A vida é repleta de finais felizes, eles acontecem quase que diariamente, no sorriso da pessoa que amamos, no sabor da comida que preferimos, no trabalho que concluímos. Porém, nossa sociedade criou um dogma que a felicidade precisa ser permanente para ser válida e isso nos torna eternos descontentes, sempre achando que ainda temos que buscar o final.

Precisamos aprender a saborear o momento, nunca sabemos o dia de amanhã, inclusive se ele vai realmente chegar. Não defendo a inconsequência e nem a irresponsabilidade, apenas que não devemos nos furtar da alegria momentânea pensando que ela será efêmera.

Seja feliz no mais básico e verás que a felicidade pode, sim, ser diária. 

Comentários