Primeiro festival brasileiro de filmes com IA aposta em criação rápida e de baixo custo

RAIFF acontece em setembro com premiações para produções geradas por Inteligência Artificial

21/08/2025 14:00 / Atualizado em 21/08/2025 13:59
Primeiro festival brasileiro de filmes com IA aposta em criação rápida e de baixo custo

O Rio de Janeiro se prepara para sediar, em 15 de setembro, o Rio Art Innovation Fair & Festival (RAIFF), primeiro evento no Brasil dedicado exclusivamente a filmes criados com Inteligência Artificial. A programação será realizada no UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, e reunirá profissionais, entusiastas e empresas para explorar o impacto dessa tecnologia no Audiovisual.

Organizado pela Tess AI e pela produtora Costa Brava, o festival conta com o apoio da Faculdade Mar Atlântico (FMA), do Google, da Olist e do Pareto Group. As inscrições ficam abertas até 28 de agosto neste link para trabalhos nas categorias curta-metragem, comercial e redes sociais. ?É um evento onde queremos ver a qualidade dos filmes e das produções que a IA já consegue fazer. Então vai ser bem legal?, afirma Ricardo Barros, cofundador e CEO da Tess AI, que conversou com o Coletiva.net a respeito da adoção dessa tecnologia em campanhas publicitárias.

Os vencedores receberão uma série de benefícios voltados ao aprimoramento técnico e ao incentivo criativo, incluindo licenças da Tess AI, visita ao escritório do Google em São Paulo, cursos de certificação em IA pela FMA e 2,4 milhões de créditos para uso de ferramentas de IA do Google. A expectativa é que a programação inspire profissionais de Comunicação, Publicidade e Entretenimento a incorporar recursos de Inteligência Artificial de forma estratégica.

Pioneirismo brasileiro

O primeiro vídeo de 35 segundos produzido por uma IA no mundo é do Brasil. As plataformas que geram conteúdo audiovisual possuem um limite de cinco a dez segundos de reprodução. No entanto, a Tess AI quebrou essa barreira ao reunir diferentes Inteligências Artificiais para a criação do conteúdo. ?Até brincamos que nenhuma nova IA vai ser melhor do que todas juntas?, afirma Ricardo.

Com um prompt simples e custo inferior a R$ 100, o vídeo mostra um astronauta caminhando na lua e pegando uma pedra com o nome da empresa. A solução combina seis subagentes ? roteiro, storyboard, geração das imagens, geração de falas, narração e edição do vídeo ? e entrega o conteúdo pronto, sem exigir conhecimento técnico. ?O custo de produção e o tempo gasto para mensagens publicitárias simples diminuirão consideravelmente?, defende.

Com festivais como o RAIFF e ferramentas cada vez mais acessíveis, a fronteira entre criação humana e automação tende a se tornar mais fluida. No palco e na tela, o que está em evidência não é apenas a capacidade da tecnologia, mas a imaginação de quem a utiliza.

Alavancar essas tecnologias é fundamental para otimizar operações e potencializar o crescimento de negócios a longo prazo. Por isso, a partir de agora, o cenário de tecnologia para marketing passa a contar com um espaço dedicado neste portal. Acompanhe na nova editoria ColetivaTech.