Fernando Silveira destaca biênio de reaproximação com grupos e entrega de conteúdo na ARP

Presidente da Associação Riograndense de Propaganda avaliou os últimos dois anos à frente da entidade e falou sobre a expectativa para a nova edição do Salão

07/12/2023 20:07
Fernando Silveira destaca biênio de reaproximação com grupos e entrega de conteúdo na ARP /Crédito: Salomão Cardoso

Na última semana, foi aclamada a chapa única para a próxima gestão da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), liderada por Fernando Silveira. O CEO da Integrada Comunicação Total, que continuará como presidente da entidade por mais dois anos, conversou com a equipe de reportagem de Coletiva.net a fim de avaliar o último biênio e projetar o próximo, além de falar sobre a expectativa para o 'Salão ARP 2023'. 

Conforme Fernando, o trabalho dos últimos dois anos foi de refortalecimento, após grandes mudanças que tiveram, não somente no cenário do mercado, mas como pós-pandemia. ?Entendemos que tínhamos algumas coisas além do Salão para fazer pela ARP?, disse, ao salientar que começaram a gestão com a proposta de disponibilizar mais conteúdo aos associados. Outro ponto destacado por ele foi a democratização da premiação, ?no sentido de verdadeiramente ampliar a área de Comunicação e entender essa área?. Para tal, implementaram um júri técnico e de fora do Estado, com o intuito de que as indicações não tivessem uma busca pessoal, mas que fossem um entendimento de mercado. 

Em relação a 2023, Fernando relatou que a gestão acertou ?algumas pontas que não estavam redondas?, bem como se encorajaram para fazer um Salão com entrega de projetos de agência e com envolvimento a mais durante a semana. ?Casualmente, neste ano, o 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, caiu na segunda-feira da semana do Salão e resolvemos retomar a semana com dois eventos e na terça-feira trouxemos de volta o Inspirações, com o Beto Callage. Com isso, conseguimos dar uma palinha e testar que sim é possível retomar a Semana da Propaganda em 2024?, abordou ele, ao comentar que fizeram ?as mudanças que eram necessárias para esse momento?.

Desafios e projeções

Conforme Fernando, um dos principais desafios durante os dois últimos anos foi o de descentralizar o entendimento de que a ARP é única e exclusivamente para publicitários e agências de Propaganda. Isso porque, segundo o presidente da entidade, ?o P é de profissionais, Publicidade e Propaganda?. Inclusive, ressaltou que esse reentendimento foi feito já na diretoria, onde tinha e permanecem representantes de todas as áreas. 

Outro desafio relatado foi o de reencontrar com a entidade os grupos de áreas do mercado. ?Nos reaproximamos do Grupo de Atendimento de Veículos (GAV) e do Clube de Criação, formamos o grupo de Fornecedores de Mercado e de Profissionais de Produção?, apontou. Além disso, Fernando salientou a pesquisa de perfil do publicitário gaúcho, realizada com o objetivo de haver um entendimento de quem é esse profissional e, por consequência, o disponibilizar mais conteúdo. ?Entregamos mais de uma palestra por mês. Isso é muito importante e é nessa batida que iremos persistir?, projetou.

Para os próximos dois anos, Fernando analisou que o grande desafio é manter a evolução do Salão e a entrega de conteúdo e, principalmente, ?conseguir enxergar as áreas de negócio que existem dentro do mercado e oferecer mais preparação, treinamento e atualização para os publicitários?.

Para o publicitário, continuar à frente da ARP é um prazer, visto que termina a gestão sabendo que há energia para mais dois anos anos. ?Acho que é porque conseguimos fazer nosso trabalho, com esforço e abrindo mão de algumas coisas, mas conseguimos fazer com prazer.?  Além disso, o presidente da entidade abordou que houve mudanças mínimas de pessoas na chapa legal e no conselho da última para a próxima gestão. ?Se olharmos o histórico da ARP, veremos que é algo bem importante?, declarou.

Salão 2023

Em relação à nova edição do Salão, Fernando disse que a expectativa é a de que conseguir, nesta noite, fazer uma entrega feliz de confraternização , bem como deseja que as empresas e profissionais que foram indicados consigam ter o entendimento de que estarem concorrendo é um grande feito. ?Acho que daqui só temos vencedores, pois a estrela vai para um, mas (alguém) que está representando o grande trabalho da Indústria Criativa gaúcha?, ponderou, ao alertar que não é uma simples disputa. O presidente da ARP ainda estima que o público consiga comemorar com a alegria de ter feito parte de um grande momento, bem como que se  aplauda com a alegria de se  enxergar naquelas empresas e profissionais representantes das suas áreas. ?O momento que temos no Salão é de pura conexão. Espero que seja divertido e inesquecível para todos?, almejou.

A equipe de Coletiva.net está presente na nova edição do Salão ARP, uma das mais importantes premiações do mercado, realizada pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP). A cobertura on-line, que tem o apoio do Grupo RBS, será atualizada com matérias no portal, entrevistas exclusivas, e repercutidas no Facebook e X, fotos e vídeos no Instagram do portal, bem como drops em Coletiva.rádio. Sob o comando da gerente de Conteúdo, Patrícia Lapuente, a equipe conta com o editor Carlos Eduardo Torres, do repórter Eduardo Zanotti da Silva e da social media Anie Cristine.