Uma nova cara para o Muro da Mauá

De Queli Giuriatti, para Coletiva.net

Desde o fim de 2021, o Muro da Mauá ganhou outro nome: foi intitulado de "Novo Muro da Mauá". Em edital desenhado com pela Secretaria Municipal de Parcerias, o projeto de exploração publicitária do espaço foi conquistado por duas empresas até então "concorrentes": H Mídia Exterior e Sinergy Novas Mídias. Desde então, compondo um consórcio, essas gigantes do OOH apostaram em um conceito que extrapola a entrega básica de mídia externa. O Novo Muro da Mauá propôs conteúdo cultural aliado à exposição  de marcas. Por isso mesmo, nos bastidores nunca se fala de anunciantes do Muro e sim co-adotantes, pois todos "adotam" essa área central da cidade por onde circulam em média 395 mil pessoas diariamente.

O QG Comunica é a assessoria de imprensa do Muro desde o primeiro dia do projeto, antes de ter uma única lona presa nele. Nunca vou esquecer quando a executiva Juliana Silveira, filha do popular JP da H Mídia e uma vendedora nata, tomou um café comigo e disse: "não vamos entregar só ferramentas de publicidade, vamos entregar cultura para a cidade que tanto amamos". No ato, comprei a ideia com toda a devoção que a equipe do QG tem por Porto Alegre. Contagiados pelo elétrico Eduardo Ferreira, da Sinergy, sabíamos que essa seria uma pauta vendida aos colegas da imprensa com um carinho especial.

Estávamos vivendo dias de autoestima alta pela capital dos gaúchos. Era o começo dos festejos de 250 anos, Centro renovado, orlas modernizadas, praças e parques cuidados, cidade limpa como há muito não se via. O Muro foi a cereja do bolo. O turista que conhecia o Mercado Público se dirigia a pé para o Embarcadero percorrendo o Muro, iluminado, seguro e cheio de histórias para contar. Aliás, eis algo que nos surpreendeu também: o Novo Muro da Mauá ganhou ares de ponto turístico e até excursões escolares perceberam ali um livro a céu aberto apto para conduzir seus alunos e o melhor, de graça.

Até o momento, o Novo Muro da Mauá se "vestiu" diversas vezes cumprindo sua meta, trouxe os açorianos que fundaram o Porto dos Casais, a ser renomeado como Porto Alegre décadas à frente. Depois buscou a vista do rio, a mesma que o Muro "esconde", com a ajuda e a sensibilidade de fotógrafos e artistas visuais e gráficos. A Bienal do Mercosul iniciou-se com a exposição off circuito de lonas exclusivas idealizadas por nomes paralelos à mostra e curadoria de Jotapê Pax. Em seguida, empresários que juntos investem em uma Porto Alegre inovadora tiveram seus rostos estampados nas telas. Na sexta fase, o talentoso Leonid Streliaev mostrou a Porto Alegre que Erico Veríssimo descreve em seus romances clássicos. Mais recentemente, foi a vez da Inteligência Artificial antever a capital dos gaúchos de 2030 com a etapa PoAI. 

Entretanto, um evento traumático atingiu a cidade e o Estado de forma avassaladora. A água invadiu nossa cidade e com ela trouxe lágrimas, sofrimento e perdas incontáveis. Porto Alegre ficou quase 30 dias alagada. Nesse período, em seu trecho de 750 metros, o Novo Muro da Mauá segurou o que pode e com suas estruturas sólidas, mudou de figura. O Muro agora é ícone que simboliza a resiliência característica dos gaúchos. 

Depois do revés chegaram as revelações. E o Muro precisou passar por reformas. Telas de led submersas, lonas rasgadas, elétrica perdida. Foi pesado o investimento de recuperação. Trocar de "fase" exigiu verba extra, afinal de contas nunca ninguém previu tamanha chuva, tamanho estrago. Para reerguer o Muro multimídia, que já havia ascendido ao altar dos símbolos, era necessário dinheiro e o desafio de não derrubar a expectativa de nenhum porto-alegrense. A agência HOC (House of Creativity) encontrou a solução junto ao consórcio. Lançou o Muro dos Pedidos unindo lendas do passado e forças imagéticas do presente. Quem acender uma vela ao Negrinho do Pastoreio, agora conduzindo o Cavalo mais famoso do Brasil - o Caramelo -, vai ter de volta seus pertences perdidos. 

Um backlight de mega proporções e repleto de velas provoca quem passa a pé, de carro, ônibus ou lotação a rogar ao folclórico menino domador de cavalos sua recuperação. Com doses medidas de sentimento e concretude, o Muro dos Pedidos toca os porto-alegrenses de um jeito diferente e surpreendentemente multimídia. No site murodospedidos.com.br quem escrever terá seu pedido replicado nas janelas digitais do Novo Muro da Mauá, como chamamos os MUBs presos na estrutura física. Assim, todos poderão ver nos desejos dos outros um pouco dos seus. A enchente fez isso. Fez toda a gente se unir e se identificar.

As palavras digitadas no site serão expostas ao lado das velas simuladas e da imagem do Negrinho do Pastoreio no galope do Caramelo. Que se tornem realidade os votos, as orações, os pedidos. Que Porto Alegre se recupere dia após dia tal como a autoestima do porto-alegrense. Não existem limites para quem crê. 

Em tempo, já que este é um portal de notícias para o mercado da comunicação: BRDE, CEEE Grupo Equatorial, CMPC, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, PUCRS, Farma?cias São João, SICOOB, TaQi, Unimed Porto Alegre e VIPAL acreditaram no Muro dos Pedidos. O apoio das produtoras Conta pra mim, DaHouse e Rocket também entram nessa conta. Sem essas marcas, empresas e instituições nada seria possível.

Queli Giuriatti, jornalista, diretora executiva e fundadora do QG Comunica Assessoria de Imprensa e Relacionamento Digital.

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