Ufrgs sedia seminário que aborda inclusão em produções cinematográficas e no ambiente escolar

Atividade é gratuita e ocorrerá neste sábado, 1º de novembro, das 14h às 18h, na Faculdade de Educação da instituição

27/10/2025 16:00
Ufrgs sedia seminário que aborda inclusão em produções cinematográficas e no ambiente escolar /Crédito: Guilherme Kindermann / Divulgação

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) sediará neste sábado, 1º de novembro, o seminário 'Cinema & Inclusão Dentro e Fora da Tela', promovido pelo Programa de Alfabetização Audiovisual. O encontro ocorrerá das 14h às 18h, na sala 511 da instituição (Avenida Paulo Gama, sem número, bairro Farroupilha), em Porto Alegre. A atividade, gratuita e com inscrições por meio de formulário on-line, propõe refletir sobre a integração de pessoas com deficiência nas escolas, nas salas de exibição e nas produções cinematográficas.

A programação prevê duas mesas de debate. A primeira, intitulada 'As possibilidades da inclusão dentro e fora da tela', começará às 14h e contará com os professores Karla Wunder, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Francisco dos Santos Jr., doutorando no programa de pós-graduação em Informática na Educação da Ufrgs. A dupla abordará o papel do Cinema como espaço de promoção da inclusão e como ferramenta pedagógica nas 'Salas de Integração e Recursos' (SIR) da rede municipal de ensino.

A segunda mesa, 'Inclusão e protagonismo no Audiovisual', ocorrerá às 16h30 e reunirá os cineastas Tiago Rubert e Jonatas Rubert, além do docente Evandro Alves, da Faculdade de Educação da Ufrgs, sob mediação de Vitor Queiroz, do programa de pós-graduação em Antropologia Social da universidade. O debate terá como foco a participação de pessoas com deficiência nas produções audiovisuais, tanto no mercado cinematográfico quanto no contexto escolar.

A iniciativa integra o módulo final da edição especial do projeto 'Vagalume - Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação', promovido pelo Programa de Alfabetização Audiovisual. Criado em 2008, o programa desenvolve ações voltadas à qualificação das relações entre Cinema e Educação, com atividades de exibição, formação docente, oficinas e publicações. O projeto é uma parceria entre a Cinemateca Capitólio, a Prefeitura de Porto Alegre e a Ufrgs, com apoio da Associação de Amigos e Amigas da Cinemateca Capitólio e financiamento da Lei Aldir Blanc.