Atingida pelas enchentes, relações-públicas formada pela Ufrgs vence premiação nacional com monografia

Trabalho de conclusão de curso sobre grupos de afinidade racial foi eleito melhor do ano na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Mariana de Freitas Rodrigues se graduou no último semestre - Crédito: Divulgação

A relações-públicas formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Mariana de Freitas Rodrigues teve o trabalho de conclusão de curso (TCC) eleito o melhor do Brasil pelo 'Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias', organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp). A profissional, que se graduou no último semestre, no entanto, está entre as 1,4 milhão de pessoas atingidas pelas enchentes no Estado.

Intitulado 'Comunicação organizacional, diversidade e inclusão: experiências de um grupo de afinidade racial em uma organização gaúcha de grande porte', o trabalho foi orientado pelo professor e doutor Diego Wander Silva Montagner. "O prêmio tem um significado imenso para mim. Além de colocar em destaque o tema que escolhi pesquisar, também reconhece meu potencial como pesquisadora e demonstra que, mesmo vindo de um contexto com poucas oportunidades, posso amplificar e dar voz àqueles que não têm acesso aos mesmos espaços que tive", compartilha Mariana.

Dificuldades pessoais

A casa de Mariana, onde vive com a família, em Esteio, foi inundada pelas enchentes que atingem o Estado. Os esforços dela e familiares, atualmente, estão concentrados na arrecadação de recursos financeiros para auxiliar na reconstrução da residência. Aqueles que desejarem contribuir podem realizar um Pix diretamente para Mariana, por meio da chave telefone: 51985669928. (Mariana de Freitas Rodrigues).

Sobre a premiação

O 'Prêmio Abrapcorp' tem como objetivo principal fomentar e dar destaque à produção científica de alta qualidade nos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Públicas e Comunicação Organizacional em todo o Brasil. Além disso, visa reconhecer não apenas os cursos e instituições, mas também a dedicação de professores orientadores e alunos.

Na edição de 2024, realizada em Curitiba, além da monografia de Mariana, outros dois trabalhos desenvolvidos na Ufrgs se destacaram como finalistas. O TCC 'A Assessoria de Comunicação como Estratégia na Gestão da Reputação de Celebridades: Caso Mano Menezes', de Manoella Pereira Pozzebon, com orientação da professora doutora Ana Karin Nunes e a dissertação 'Comunicação Turística do Vale dos Vinhedos/RS (Brasil): Sentidos de Enoturismo Veiculados no Site da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)', de autoria de Heloísa Polese Machado e orientação do professor doutor Rudimar Baldissera.

Comentários