'Mostra JPA' celebra nova safra de filmes independentes com exibição em Porto Alegre

Serão reproduzidas quatro obras audiovisuais produzidos por estudantes do curso 'Jovem Produtor Audiovisual'

Cenas dos filmes expostos no evento. - Crédito: Divulgação

A quarta edição da 'Mostra Jovem Produtor Audiovisual (JPA) de Cinema Independente' será realizada nesta quinta-feira, 30, às 19h, na Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) - (Rua Engenheiro Luiz Englert, nº 333, bairro Farroupilha), em Porto Alegre. O evento exibirá quatro curtas-metragens inéditos produzidos ao longo deste ano pelo curso 'Jovem Produtor Audiovisual', que tem como proposta capacitar jovens no campo do cinema e fortalecer a produção independente na capital gaúcha. A entrada é gratuita.

Criado em 2023, o projeto 'Jovem Produtor Audiovisual' oferece formação prática e teórica com profissionais da área, contemplando etapas de roteiro, produção, direção e fotografia. Durante o ano, os jovens participaram de oficinas e palestras sobre cinema indígena, periférico e inclusão de pessoas com deficiência. Nesta edição, serão apresentados os curtas 'O outro gaúcho', de Jader Pxoto; 'Marli', de Diego Zapata; 'Vão', de Maê Nardes; e 'Papel de parede amarelo', de Ana Carolina Caumo.

O evento é uma realização da Olho Mágico Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, e contou com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Pró-Cultura, Secretaria de Estado da Cultura do Estado e Ministério da Cultura. A iniciativa conta ainda com o apoio da Locall Poa, da Sala Redenção, da DDC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) , da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), do Óvni Acessibilidade, da TVE e da FM Cultura.

Após a sessão inaugural na Sala Redenção, a mostra será levada ao público da zona norte de Porto Alegre. A segunda exibição ocorrerá na terça-feira, 12 de novembro, às 19h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente (Rua Wolfram Metzler, nº 600, bairro Rubem Berta, Porto Alegre), também com acesso gratuito.

Comentários